Bem Vindos ao Tom Hiddleston Brazil, o primeiro e mais completo fansite brasileiro dedicado ao ator Tom Hiddleston, mais conhecido por seu papel como Loki nos filmes Thor e Os Vingadores. Aqui você encontra as últimas notícias, entrevistas, fotos e vídeos sobre o ator. Obrigada pela visita, voltem sempre! -
Equipe THBR

quarta-feira, fevereiro 12, 2014


A idolatria que vira obsessão...

14
Há anos que o fandom do ator Tom Hiddleston vem lidando com um assunto muitíssimo delicado: o carinho excessivo, e por vezes desrespeitoso que alguns fãs demonstram para com seu ídolo. Seu perfil em uma rede social chegou a ser hackeado, fãs se passaram por profissionais do cinema e teatro para enganar Hiddleston e por aí vai.

O caso mais recente do que chamamos de invasão de privacidade (sim, em termos jurídico-criminais) aconteceu durante a septuagésima performance da peça Coriolanus na Donmar Warehouse. Como foi divulgado por pessoas presentes no local, o também ator e colega de Hiddleston, Benedict Cumberbatch tinha de fato ido ao teatro para apoiar e prestigiar Tom, Mark Gatiss e Alfred Enoch. O casal Martin Freeman e Amanda Abbington estava lá também.

Como é costume após o término de peças, muitas pessoas aguardavam do lado de fora da Donmar na esperança de conseguir uma foto ou autógrafo dos atores.  Porém, depois de um período satisfazendo aos pedidos dos fãs, Hiddleston deixou de fazê-lo. Especialmente considerando que nos últimos tempos, alguns fãs estavam empurrando e empurrando e sendo certo desrespeitosos com os outros e com o elenco da peça.  A equipe de  segurança do lugar passou a sair todas as noites para dizer aos que aguardavam para dispersar, pois não haveriam autógrafos para serem assinados e nem fotos para serem tiradas. Porém, como sempre acontece, existem aqueles que não respeitam tampouco a privacidade alheia quanto as leis de seus países.

Alguns fãs consideraram que era uma ótima idéia correr aos fundos da Donmar Warehouse e esperar por Hiddleston ali, até que ele saísse pela porta dos fundos. Dando infinitas provas de sua gentileza e boas maneiras, Hiddleston pediu a todos via Twitter para serem gentis com os funcionários e para  realmente irem embora quando fosse pedido. 

Uma fã em questão chegou a indagar o porque, e Hiddleston respondeu que tudo que ele queria era ir para casa e dormir depois da noite de número 70. De qualquer forma, Cumberbatch foi flagrado no local e muitos fãs esperavam do lado de fora para ele e Tom deixarem o teatro. A equipe de segurança novamente interveio, dizendo que todos poderiam ir embora, o que não foi feito. Quando por fim Hiddleston e Cumberbatch deixaram a Donmar cercados por seguranças, uma enorme parcela das pessoas correu pela rua, perseguindo os atores até um restaurante onde encontraram refúgio.

Esse incidente desagradabilíssimo aconteceu na noite do dia 10 de fevereiro, e na manhã seguinte, a revista Time Out em Londres publicou um artigo onde o próprio Tom afirmou que às vezes não consegue andar em torno de sua vizinhança sem que as pessoas o persigam e fiquem pedindo para tirar fotos com ele enquanto ele está em uma loja. Pode-se acrescentar à lista as reclamações de autodenominados fãs, que protestavam contra o fato de que Hiddleston não agradeceu os milhões de tweets e mensagens enviadas no dia do seu aniversário.

Venhamos e convenhamos que, ser fã de um ator, de uma obra, de um assunto, é algo maravilhoso e estimulante. Mas não é a primeira vez que Hiddleston se vê acossado e encurralado por aqueles que se dizem seus fãs. E desta vez, a testemunha ocular foi Benedict Cumberbatch, que também se vê às voltas com aqueles que transformaram a idolatria saudável em obsessão doentia. Vale lembrar da figura do cantor John Lennon, cujo fim trágico nas mãos de um suposto admirador é conhecido no mundo todo. Será que é um ato terrível e mortal como esse que é preciso para conscientizar as pessoas que homens como Hiddleston e Cumberbatch também são seres humanos e precisam ter seus direitos respeitados? Fica aí a nossa pergunta...

14 comentários:

Anônimo disse...

Tadinho do Tom!!! Ele é tão bonzinho e gentil! Como essa gente louca pode fazer isso! Já mandei vário tweets pra ele e eu sei que dificilmente ele irá responder algum e sinceramente não me importo, só de saber que tenho um meio de falar com ele já fico satisfeita! Essas horas que a gente vê como é alto o preço da fama!

Antonia disse...

Gostei muito da matéria... sou super mega fã, lógico, mas daí a fazer isso... ia morrer de vergonha e o ator tem sua vida, também... lógico que ele está muito cansado... sou fã louca, mas não demente a ponto disso... que pena, que vexame isso... não é a primeira vez que leio que o Tom passa por essas... aí quando ele deixar de ser gentil, por questão da própria segurança, aí vão dizer que ele é isso, é aquilo...
Valeu pela matéria.

Unknown disse...

MEU DEUS QUE VERGONHA

Unknown disse...

Infelizmente as pessoas não sabem diferenciar o fanatismo e a admiração, não entendem que ele é um homem totalmente comum, que tem as mesmas necessidades de qualquer outro. Eu admiro ele, e o trabalho que faz, mas acho o fim do mundo o cara ter que reclamar, pq um bando de gente retardada não sabe que ele precisa de privacidade... Isso deixa qualquer ator com medo de sair, pois a morte do Lennon foi um choque total... é muito bom abordarem isso, pois cada fã tem que ter limite

Maysa Lemos disse...

É isso o que mais me desagrada em fandoms,como um todo (Não só hiddlestoners,mas outros fandoms tbm).Ele é um ator? É,mas isso não tira o fato que ele é humano.E assim como nós,precisa descansar e ter sua privacidade respeitada. Concordo plenamente com a sua opinião.Acho que as pessoas precisam dosar isso.Mas,infelizmente,não são todos que pensam assim.Já vi milhares de vídeos onde o Tom , mesmo depois de horas trabalhando, para e dá o pouco tempo que as vezes tem sobrando,para tirar fotos e dar atenção aos fãs.E sempre super sorridente e carinhoso (Foi uma das coisas que me fez virar hiddlestoner).Em um dos vídeos ele chegou a parar o carro,sair e dá os 10 mn que lhe sobrava,aos fãs.Ele é super gentil (Acho que vcs já perceberam isso hahaha),e acho que os fãs que fazem coisas do tipo que aconteceu no teatro,deviam pensar melhor nessas atitudes. (Sorry a mega texto.Mas amei o post[Amo o seu site por completo])

Unknown disse...

Decepcionante e totalmente aterrorizante. Todos merecem respeito, sendo figuras públicas ou não.

Kathleen disse...

Eu li sobre isso no Tumblr. Algumas meninas lá de fora estão fazendo uma espécie de campanha para evitar esse tipo de stalker. Eu sei que todos nós, fãs, queremos uma "casquinha" do ídolo, mas acredito que não passa pela cabeça dessas pessoas que tanto o Tom quanto o Benny estão no lugar de trabalho deles. Eles querem dar o melhor de si na ocasião e, depois, ir para casa descansar ou sair para comemorar como os amigos...o tipo de coisa que qualquer um faz.
O Benedict, por exemplo, nessa semana esteve em Helsinki, em Londres e, agora, retornou para NY. Nesse meio tempo, todas as cidades em que esteve, foi para trabalho e, no pouco tempo que dispõe livre e quer aproveitar, ainda tem que enfrentar uma situação dessa. Imagino o desapontamento do Tom depois disso. Eles têm uma carga ainda mais pesada do que qualquer outro porque eles carregam consigo a expectativa de milhões e milhões de fãs que, muitas vezes, esquecem que, infelizmente, existe apenas UM Tom e UM Benedict para todos.

Karla de Araujo disse...

Amo o Benny assim como o Tom... mas não teria a coragem de desrespeitar-lo do mesmo jeito que esses tais "fãs" fazem... Eu fico até sem graça de pedir pra tirar foto ou pedir autógrafo.... imagine pra sair correndo atrás dele... deixem o cara viver... boníssima matéria...

Amanda Moura disse...

Que pena que isso foi acontecer justo com ele que é super doce e gentil com todo mundo... Sou muito fã do seu trabalho e também de como ele é como pessoa, mas isso não me dá o direito de invadir sua privacidade. Por isso alguns artistas são chamados de antipáticos por não serem acessíveis. Mas agora os entendo.Os artistas não nos devem sua vida e sim seu trabalho. Pensem nisso.

fabi twh disse...

Tadinho do Tom, ele tambem e ser humano e merece ter seu momento proprio. Todo mundo gosta de ter um tempo so para si, ficar sozinho, descançar sem ter ninguem por perto. Isso e um direito de todos, e não e so por que o cara e famoso que ele vai abdicar desse direito que todos tem. Ser fã e uma coisa, agora ser obcecado ja e outra coisa e merece ser tratada com muita atenção!


Anônimo disse...

Essa pessoas não tem vergonha na cara não? O tempo que gastam em pé na porta de qualquer estabelecimento esperando para infernizar a vida dessas pessoas que trabalham duro e precisam de descanso como qualquer mortal, deveria ser gasto em ações mais úteis e necessárias para a sociedade. Garanto que se praticassem alguma obra de caridade seria notadas por ele sem precisar fazer esforço. Sendo educado,doce e gentil como ele é,são as atitudes simples que o conquista. Penso eu.

Cindy disse...

Nossa! Não tinha conhecimento desse ocorrido depois da peça, que horror! Ainda mais em um momento que deveria ter sido de comemoração e descanso após terminar uma temporada de teatro, ele se vê obrigado a aturar um grupo de loucos e loucas! Isso é aterrorizante!

Chamar isso de carinho excessivo foi educação de sua parte, pois qualquer um dos atos desrespeitosos ocorridos não têm nada a ver com carinho, muito pelo contrário.

Ser fã de um artista significa ter carinho, amor, admiração e respeito por ele. Torcer para que ele tenha o melhor em nível profissional e pessoal, e reconhecer que ele é um ser humano como qualquer outro, com virtudes e defeitos, com necessidades e direito à privacidade como qualquer outro. E mais, ele não deve nada a nenhum de nós! Ele nos dá o privilégio de ter acesso a arte dele, ao trabalho dele, e ele dá o melhor de si para isso, ainda é super educado com todo mundo, e recebe isso em troca. É uma vergonha! Fico muito constrangida quando leio sobre esses casos, e com raiva dessas pessoas que pensam que o ator deve algo a elas. Gostaria de gritar para elas: Acordem! Criem caráter! E vão procurar o que fazer da vida ou procurem um psiquiatra! Não faremos parte da vida dele, ele não vai casar com nenhuma de nós, não nos deve absolutamente nada, nem sequer uma resposta no twitter. Respeito é bom e ele merece! Credo!

Mas é muito bom que vocês divulguem isso como vocês fizeram, condenando esses absurdos e pedindo respeito. Parabéns pela iniciativa. Torço para que a mensagem chegue e tenha efeito nas, infelizmente inúmeras, cabeças vazias que andam por aí dizendo que são fãs.

Vamos fazer uma campanha pedindo respeito ao Tom.

Anônimo disse...

Isso é sem duvidas, uma imensa falta de respeito com o artista. Essas pessoas que se dizem fãs, parece que esqueceram o que é ser fã e passaram a ser stalkers enlouquecidas.

Anônimo disse...

O bando de gente idiota, meu pai! Ficar perseguindo um ator quem nem sabe que essa pessoa existe. Eu gosto muito do ator, alguns trabalhos dele me chamam atenção, outros não (devido a gostos diferentes que eu tenho), porém, eu gosto de saber se tem algum trabalho (filme) em vista dele para assistir. Daí de ficar perseguindo ele, já é demais. É falto do que fazer. Como eu trabalho muito em hospital não tenho tempo a perder com ilusões. Que Hiddleston seja feliz fazendo o que faz, e eu também, me ocupando dos meus afazeres que da vida dos outros. É assim que ganhamos na vida.

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes! Porém, não aceitaremos comentários ofensivos ou de mau gosto.